Pastoral 582 – Igrejas saudáveis capacitam líderes

Igrejas saudáveis capacitam líderes

Dentre as marcas bíblicas de uma igreja, liderança é uma daquelas essenciais para uma vida saudável. O chamado para capacitar liderança é duplo, ao mesmo tempo que Deus chama diáconos para servirem às necessidades materiais e pastores para servirem com a Palavra (At 6.1-7, 13.1) Ele chama membros para se submeterem a liderança (Hb 13.17).

Liderança é um chamado de Deus em primeiro lugar para a igreja que deve constituir líderes (At 14.23) e depois pessoal à medida que crentes recebem do Senhor dons para liderarem o Seu povo (Ef 4.11-12). Mas, a tarefa de constituir líderes continua sendo da igreja que deve observar os membros, apontados por Deus por meio de caráter piedosos e dons recebidos e que estão aptos a servir ao Senhor em posição de liderança.

Mesmo tendo de Deus chamado e capacitação, é papel da igreja, pelo ensino da Palavra capacitar os membros para que tenham condições de serem líderes. Um dos meios para isso é o discipulado que vai treinar o caráter piedoso dos líderes.                                       

Nosso caráter cristão só será forjado por relacionamentos com pessoas saudáveis, dispostas a nos ensinar à luz das Escrituras e com crentes dispostos a ouvir, a crescer a tal ponto de dar sua vida para servir a igreja como líder. Note o aspecto coletivo dessa tarefa, líderes maduros treinam novos líderes, membros obedientes e atentos complementam esse treinamento e mesmo ovelhas mais rebeldes completam a capacitação que só é possível receber no contexto da igreja.

Além da convivência e do discipulado, líderes são capacitados na igreja por meio de serviço. Observe, no Novo Testamento, como Paulo ensina seus discípulos até o ponto de que eles se tornem novos líderes, que por sua vez terão outros a quem ensinar.

Timóteo começa sua vida ministerial acompanhando Paulo, ajudando o missionário mais experiente em sua jornada, mas em determinado ponto, recebe a própria missão e a seguinte ordem de Paulo: “E o que de minha parte ouviste através de muitas testemunhas, isso mesmo transmite a homens fiéis e também idôneos para instruir a outros. 2Timóteo 2.2

Se você já é líder, quanto de sua vida tem dedicado a preparar outros? Se você ainda não é, quanto está preparado para entregar sua vida e servir a igreja nesta posição? Se você crê que não servirá a Deus como líder, quanto você ora e contribui para a formação e serviço desses líderes na igreja? Ore, pense e tome uma decisão de apoiar a liderança e sua capacitação em nossa igreja!

                                           Pr. André Lima

Book your tickets