Pastoral 580 – Famílias espiritualmente saudáveis, Igreja Viva!

Famílias espiritualmente saudáveis, Igreja Viva!

(Síntese dos estudos ministrados pelo Pr. Rubens em nosso X Encontro de Famílias).

Ao instituir a Igreja, Jesus tinha em mente um povo Seu que vivesse em união e se relacionasse intimamente com Ele, servindo-O e sendo luz no meio de outros povos. Uma comunidade ligada à terra, mas movimentando-se com princípios e valores divinos, atraindo as pessoas para Deus através do comportamento e ações espelhados em Cristo.

Igreja é a expressão do relacionamento entre o rebanho e o seu Pastor (Jo 10.1-18). Se sou rebanho de Jesus, preciso nutrir o meu relacionamento, com oração, estudo da Bíblia e obediência a Deus. Ele é poderoso para transformar a nossa vida, família, Igreja e nos fazer exemplo para outros (Ef 3.10,21).

Somos edificados para sermos habitação de Deus. O Soberano do Universo, o Criador e Sustentador vive, com todo o Seu poder, dentro de nós! Somos pedras vivas e devemos oferecer sacrifício espiritual que é o nosso serviço, disponibilizando tudo que Ele nos dá para servirmos ao próximo.

A salvação é individual, mas Deus trabalha sempre com a família (Sl 1; Gn 17.1-2). Não podemos abrir mão dos nossos familiares… Devemos passar valores fundamentais aos filhos e assim cooperamos para que a nossa Igreja seja forte, viva e compromissada. Através da Igreja, Deus traz, sobre nós, a atração de outras pessoas para a reconciliação com Cristo (2Co 5.18).

Deus nos chama para proclamar o Seu reino. O nosso projeto de vida deve coincidir com o que Ele tem como alvo para nós! Apesar de convites tentadores que possam existir, escolher viver um relacionamento sério com Deus é um privilégio, pois Ele nos fez (Is 46.4)!

Sendo o que Deus quer que sejamos, isto é, o reflexo da Sua boa, agradável e perfeita vontade, iremos mostrar ao mundo o caminho a seguir: Jesus Cristo. Portanto, cuidemos da nossa postura cristã, para que outros, olhando para nós, sejam levados a glorificar a Deus. Desta forma a Igreja está transitando e cumprindo o propósito de Deus para a Sua Igreja.

Não sou meu dono, pertenço ao Senhor (Rm 14.7-9). “Quem é que te faz sobressair? O que tens que não tenhas recebido? E se recebestes, por que te vanglorias como se não tivesses recebido?” 1Co 4.7 Essa consciência me faz refletir e perguntar: Onde o meu Senhor quer que eu ponha em prática os talentos com os quais me dotou?

Ter recurso é muito bom (1Cr 29.11-14). Ruim é quando o recurso nos tem! Quanto você tem dedicado ao Senhor? Vida, Família, Profissão, Ministério…? Quer consagrar tudo hoje ao Senhor? Então, diga: Para o meu Deus, o melhor!

Pr. Rubens Coutinho

Book your tickets