Pastoral 579 – Servindo a Cristo através da Igreja

Servindo a Cristo através da Igreja

“Ora, vós sois corpo de Cristo; e, individualmente, membros desse corpo”. 1Co 12.27

Os textos bíblicos que exprimem a importância da igreja local na edificação dos salvos, no fortalecimento da fé e no ensino da verdadeira adoração são abundantes nas Escrituras. Lembremo-nos que sempre foi propósito do nosso Deus que os Seus filhos tivessem um lugar onde pudessem adorá-LO: “E me farão um santuário, para que eu possa habitar no meio deles” (Êx 25.8).

Mas podemos apontar, ainda no âmbito da importância do “congregar”, o fato de que a Igreja é uma figura do céu na terra, o que também deveria motivar uma intensa participação dos crentes na sua Igreja local. Assim, enquanto servimos a Cristo através da Igreja, estamos sendo aperfeiçoados para a vida eterna.

Há, ainda o fato de que só a Igreja tem a mensagem que aponta o caminho para aqueles que ainda estão sob o jugo de Satanás. Nem aos anjos foi dado esse privilégio. São as ovelhas do “Bom Pastor” que geram outras ovelhas pela proclamação da mensagem que salva.

Também é através da Igreja que Deus realiza os Seus propósitos e manifesta a Sua vontade. Mas o versículo que intitula esta reflexão indica mais duas razões que apontam para a importância do congregar, do viver e servir a causa do evangelho através de uma Igreja local: Nossa identidade e nosso vínculo no Corpo de Cristo.

Escrevendo aos efésios o apóstolo afirma: “Assim já não sois estrangeiros, nem forasteiros, mas concidadãos dos santos, e membros da família de Deus, edificados sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas, sendo o próprio Cristo Jesus a pedra angular” (Ef 2.19-20).

Mas ainda há outra razão, conforme escreveu Paulo aos coríntios, para justificar a importância do viver em comunhão: se já somos salvos é porque já morremos para este mundo e estamos ligados a Cristo, na condição de membros do Seu corpo que é a Igreja. “Assim também nós, que somos muitos, somos um só corpo em Cristo, mas individualmente somos membros uns dos outros” (Rm 12.5).

O desenvolvimento do amor fraternal como a base para a perfeita comunhão do corpo é a chave para a unidade na Igreja. A única distinção que pode haver é a função de cada membro.

Desta forma, sirvamos, com integridade, com inteireza de coração e com alegria, a Igreja que o Espírito do Senhor nos legou. Façamos isso com dinamismo e dedicação. É ao nosso Senhor e Salvador Jesus que estamos servindo.

   Pr. Evaldo Bueno Rodrigues

Book your tickets